Fotos de Guarabira - Parte I

O primeiro ônibus do ''Expresso Paraibano'' ( década de 1950):



Esse ônibus, na época, era carro de luxo. Só viajava nele pessoas que tinha dinheiro para luxar. Naquele tempo, esse tipo de transporte, chamava-se "a Sopa".

''O expresso Paraíbano é uma empresa Guarabirense que ainda existe,fazendo a linha J.Pessoa-PB a Nova cruz RN''
O antigo Prédio da prefeitura de Guarabira onde hoje funciona a Câmara Municipal de Guarabira:


Na década de 70 o prefeito Pimentel Filho, em sua segunda gestão deu início ao projeto de construção da atual Câmara Municipal de Guarabira, construída na Rua Sólon de Lucena, onde antes se situava a prefeitura de Guarabira a cima na foto. 

Era uma bela casa de linha neoclássica, anexa ao importante casarão pertencente ao rico comerciante António da Cunha Rêgo, ainda hoje o majestoso casarão que abrigou um dos mais conhecidos e rico comerciante de Guarabira desafia o tempo olhando o calçadão e a moderna Praça João Pessoa.


Praça do coreto de Guarabira:


A antiga Praça do coreto de Guarabira.

Banda de música da prefeitura de guarabira:

Banda de música da prefeitura de Guarabira, quando reoganizada em 1938.

O antigo Tiro de Guerra de Guarabira:


Tiro de Guerra de Guarabira, formado nas escadaria da Matriz, foi uma das poucas instituições Guarabirenses a conservar equidistância nas campanhas de 1955 e 63. A frente do carneirinho, seu comandante e tenente João Lima, irmão do cronista Atônio Freire.  Fonte: Centro de Documentação
Conjunto de Música dos anos 40 a 50:


Os trajes do patriciado Guarabirenses, reunidos acima em conjunto Musical dos anos 40, somente principiou a alterar-se na segunda metade dos anos 50. O cidadão de terno escuro egravata boboleta da fileira superior é o Historiador Guarabirense Cleodon Coelho.

O antigo Tiro de Guerra de Guarabira


  Posto de Combustível no centro do atual calçadão da AV. Dom Pedro II. de Guarabira. Detalhe para a praça de táxi.Fonte: Centro de Documentação Histórica de Guarabira

( Década 1910 ) a feira de Guarabira acontecia no pátio da igreja matriz:

 


Nessa época Guarabira ainda não contava com nenhum tipo de transporte rodoviário. Normalmente As pessoas e seus pertences eram conduzidas através do jumento, cavalo ou carroça puchada a Boi.
( Fonte: Centro de Documentação Histórica de Guarabira )
                       Guarabira100.blogspot.com

Imprimir artigoGuardar como PDF

Nenhum comentário:

>